Celulares com DDD 38 passarão a ter o nono dígito à partir de Outubro

nono-digito-ddd-38A partir de 11 de outubro de 2015, o Estado de Minas Gerais (DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38) passará a ter o nono dígito nos números de celular. No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones móveis destes DDDs independentemente do local de origem da chamada. Apenas os usuários da telefonia móvel terão o “9” adicionado em seus números. Os telefones fixos continuarão com oito dígitos.

Na primeira fase de implantação, as chamadas com oito dígitos serão completadas, mas o usuário ouvirá uma mensagem orientando sobre o novo formato.

O objetivo da medida, que está sendo implementada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi ampliar a capacidade de números de celulares no país. Com a inclusão do nono dígito, cada área de numeração (DDD) tem em média a capacidade aumentada de 38 milhões para 90 milhões de linhas.

O nono dígito na telefonia móvel será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016, conforme a resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) n° 553, de 14 de dezembro de 2010. A medida já vale em oito estados.

A Anatel elaborou uma cartilha para tirar dúvidas que possam surgir, clique aqui para visualizá-la.

Da redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.