Uso obrigatório do Extintor ABC pode voltar em 2016

noticia-extintor-abc

Depois de muita discussão, em outubro deste ano decidiu-se que o extintor de incêndio passaria a ser um item facultativo nos carros de passeio, utilitários e picapes vendidos no Brasil, mas o caso poderá ter nova etapa em 2016, é o que afirma o Jornal Estadão. De acordo com a publicação, a Comissão de Viação de Transportes da Câmara dos Deputados está estudando suspender a resolução do Contran que tornava optativa a posse dos extintores.

Ainda de acordo com o Jornal, para o deputado relator da comissão, Hugo Leal (PROS-RJ), o Conselho Nacional de Trânsito teria agido de forma unilateral, prejudicando quem já teria comprado os extintores ABC, mais caros, conforme a antiga exigência, e indo contra os interesses dos fabricantes e vendedores do equipamento.

No entanto, o Contran decidiu por tornar facultativo o item após um estudo que constatou o pequeno número de casos de incêndio em automóveis em relação ao total da frota circulante no País, além dos riscos envolvidos quando o próprio motorista tenta apagar um incêndio no carro. Sem contar a própria efetividade do extintor, que só é eficaz em incêndios de proporções muito pequenas.

Com informações do Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.